sábado, 17 de agosto de 2013

Jean -Yves Mérian faz palestra na AML


Mérian e Benedito Buzar (pres. da AML)
Ontem (16), às 19h, no Salão Nobre da Academia Maranhense de Letras, realizou-se um evento em homenagem ao centenário de morte de Aluísio de Azevedo, com lançamento de livro, palestra e um selo comemorativo feito pela Empresa Brasileira de Correios.


O palestrante foi o professor francês e brasilianista, Jean -Yves Mérian, que discorreu sobre a vida e obra do homenageado e lançou na ocasião a segunda edição, revista e ampliada de “Aluísio  Azevedo Vida e Obra (1857-1913), editado pela editora Garamond. Mérian é Doutor em Letras, especialista em literatura portuguesa e brasileira e um dos maiores especialistas em Aluísio Azevedo.

A primeira edição desse livro foi publicada há vinte e cinco anos, em 1988, co-editados pelo Ministério da Cultura e o Instituto Nacional do Livro. A obra obteve uma grande acolhida pelo público interessado, não só da área de literatura, mas de diversas áreas do conhecimento, pois ao fazer uma análise acurada da obra e biografia de Aluísio de Azevedo o faz de uma forma a contextualizar historicamente e culturalmente a sociedade brasileira e em particular a maranhense do século XIX, na qual estava inserido o biografado e da qual era produto. Embora afirmasse o palestrante, “mesmo sendo Aluísio um homem do seu tempo, era também um homem a frente do seu tempo, pois percebeu antes de Gilberto Freyre e tantos outros que a civilização brasileira passava pela miscigenação étnica e a educação”.

Aluísio Azevedo foi o romancista mais lido no Brasil no fim do século XIX - além de cronista aclamado, autor de folhetins, caricaturista, polemista e crítico implacável da vida social, política e cultural do fim do Império. Agora tem uma nova edição de mais de 600 páginas, revisitando alguns pontos marcantes da história literária do Brasil. Aluísio Azevedo, vida e obra é o resultado de um trabalho a partir de fontes primária e inéditas, de uma pesquisa sistemática nos arquivos públicos e privados em Lisboa, Rio de Janeiro, São Luís do Maranhão, Buenos Aires, Paris.

Euges Lima, Mérian, Ceres Fernandes, Buzar e Pe. Meireles
Jean-Yves Mérian é sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão e disse que essa era uma oportunidade de retomar o contato com o Instituto. Estiveram prestigiando o evento, os sócios do IHGM,  Pe. Meireles, Euges Lima, Antônio Noberto, José Fernandes, Álvaro Melo e Francisco Batalha.






Membros da AML com Jean-Yves Mérian

Nenhum comentário:

Postar um comentário