sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Busto de Jerônimo de Albuquerque é inaugurado em Icatu


Um personagem esquecido
Embora Jerônimo de Albuquerque, seja figura central no processo de expulsão dos franceses, conquista e colonização portuguesa no Maranhão no início do século XVII, acabou sendo ofuscado por Daniel da La Touche na memória coletiva maranhense, em grande medida, pela francomania da historiografia maranhense.
Na tentativa de reparar esse erro e fazer justiça a esse personagem histórico tão importante para história do Maranhão, a Marinha do Brasil vem homenageando o capitão mor da Conquista do Maranhão, através da realização de um Ciclo de Seminários em várias capitais do Brasil e inauguração de bustos, em virtude dos 400 anos da expedição naval de conquista do Maranhão, comanda por ele em 1613.
O busto
Em Icatu, pela manhã, no último dia 26 de outubro, por ocasião dos 399 anos da cidade, que teve origem com o forte de Santa Maria, construído pelas forças de Jerônimo e posteriormente com a povoação de Santa Maria, foi realizado algo inédito no Maranhão, a inauguração de um busto em homenagem a Jerônimo de Albuquerque, que após a batalha de Guaxenduba, resolveu acrescentar no seu nome a palavra Maranhão. A iniciativa é da Capitania dos Portos do Maranhão, comandada pelo Capitão dos Portos Jair do Santos Oliveira.
Descendente de Jerônimo
Estiveram presentes na cerimônia de homenagem, além de representantes das Forças Armadas, várias personalidades convidadas, como historiadores e pesquisadores. Uma delas foi a professora Maria de Lourdes Lauande Lacroix que escreveu o livro “Jerônimo de Albuquerque Maranhão: guerra e fundação no Brasil Colonial”. Também se fizeram presentes o pesquisador local, José Almeida e um descendente direto de Jerônimo de Albuquerque, o Senhor Paulo Albuquerque Maranhão que veio do Rio de Janeiro prestigiar o evento.
O Seminário
Ainda como parte dessas homenagens, aqui em São Luís, nos dias 20 e 21 de novembro, às 14 horas, no auditório Central da UFMA, ocorrerá o seguinte Seminário: JERÔNIMO DE ALBUQUERQUE E SUA IMPORTÂNICA NA HISTÓRIA DO MARANHÃO: símbolos, significados e representações”, realizado em parceria entre a Marinha do Brasil e o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, com apoio da UFMA e SOAMAR (Sociedade dos Amigos da Marinha). As inscrições estão abertas, são gratuitas, o participante receberá certificado e podem ser feitas pelo site da Capitania dos Portos:http://www.mar.mil.br/cpma 
 
 
SEMINÁRIO
JERÔNIMO DE ALBUQUERQUE E SUA IMPORTÂNCIA NA HISTÓRIA DO MARANHÃO: símbolos, significados e representações
PROGRAMAÇÃO
 
QUARTA 20 NOVEMBRO
13h 30min Credenciamento
14h Abertura Oficial
14h 10 min Saudação do Capitão dos Portos e da Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM)
Jair dos Santos Oliveira e Telma Bonifácio
14h 30min Conferência Inaugural
Armando de Senna Bittencourt, vice-almirante da Marinha e Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha.
15h 30min Coffee Break
15h 50min Mesa Redonda
POR ORDEM DE SUA MAJESTADE: Jerônimo de Albuquerque e a conquista do Maranhão
Maria de Lourdes Lacroix, historiadora e professora aposentada da UFMA e UEMA com mestrado pela FGV. Autora, entre outros livros, de “JERÔNIMO DE ALBUQUERQUE MARANHÃO: guerra e fundação no Brasil colonial”.
Armando de Senna Bittencourt, vice-almirante da Marinha e Diretor do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha.
Euges Lima, professor de história das Redes Públicas estadual e municipal de São Luís, com especialização em história pela UEMA e vice-presidente do IHGM.
18h Encerramento
QUINTA 21 NOVEMBRO
14h Conferência
Paulo Albuquerque Maranhão (descendente de Jerônimo de Albuquerque Maranhão)
15h Coffee Break
15h 20min Mesa Redonda
A BATALHA DE GUAXENDUBA: Jerônimo de Albuquerque e a arte da guerra brasílica
Paulo Albuquerque Maranhão (descendente de Jerônimo de Albuquerque Maranhão)
Joseth Coutinho Martins de Freitas, graduada em filosofia, professora aposentada da UFMA, diretora da SOAMAR e sócia efetiva do IHGM. Autora, entre outros livros, de “MUNICÍPIOS MARANHENSES”.
José Almeida (pesquisador)
18h Coquetel

Um comentário:

  1. Finalmente estamos fazendo justiça a memória de um dos brasileiros de todos os tempos, Jeronimo de Albuquerque Maranhão.

    ResponderExcluir