sábado, 2 de novembro de 2013

Memorial Cristo Rei comemorou 20 anos

 

 

Adaptado do site da UFMA

O Memorial Cristo Rei, museu que preserva e guarda a história da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, completou, no último 21 de outubro, duas décadas de serviços prestados à

sociedade maranhense. O Memorial, que fica localizado no imponente Palácio Cristo Rei, antiga sede da Reitoria, teve a sua origem após o incêndio que vitimou e destruiu grande parte da Reitoria. Desde a sua fundação, o Memorial Cristo Rei vem desenvolvendo o trabalho de tornar o museu integrado à comunidade.
 
Ao longo dos 20 anos de existência, o Memorial Cristo Rei vem desenvolvendo projetos educativos, projetos de pesquisa, participações em eventos idealizados pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, e em encontros nacionais e internacionais voltados para a museologia. O Memorial tem se adaptado às formas, alcançando reconhecimento no cenário local e nacional dos museus.
 
O acervo é composto por quadros, móveis, placas, esculturas, medalhas, troféus, máquinas, fotografias e documentos. Cada um com referência à memória da UFMA. Todo o acervo do Memorial foi adquirido por meio de doações, que são de grande importância para o resgate da memória da Universidade.
 
Comemoração
 
Clores Holanda entrega comenda
Para comemorar os 20 anos do Memorial Cristo Rei, foi preparado um evento no dia 25 de outubro, às 17h, na sede do Memorial. No evento, ocorreu a abertura da exposição “Memórias de um museu: O memorial Cristo Rei em 20 anos”, que apresentou a trajetória do Memorial nos 20 anos de existências.
 
Após a abertura da Exposição foi feita a Reinauguração da Sala dos Fatos Memoriáveis, que acondiciona todo o arquivo histórico da UFMA. Ao longo dos 20 anos, muitas pessoas que passaram pelo Memorial contribuíram e continuam contribuindo para o seu engrandecimento, e como forma de agradecer, foram escolhidos pela comissão organizadora do evento 20 pessoas que receberam a Comenda “Memorial Cristo Rei 20 anos”.
 
 
Os 20 homenageados

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário