quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Morre em São Luís o professor Wilson Ferro


Por Manoel dos Santos Neto(Diretor do IHGM)
 


Wilson Ferro
O historiador, professor universitário, escritor e poeta Wilson Pires Ferro, de 77 anos, foi vencido por um câncer, contra o qual lutava bravamente há vários anos, sem nunca se afastar de suas atividades intelectuais.
Ele faleceu em São Luís, nesta segunda-feira (20). Era membro da União Brasileira de Escritores e do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (onde ocupava a Cadeira nº 4), além de membro-fundador da Academia Ludovicense de Letras.
Deixou publicados vários livros como “Sombras da Noite”, “Versos e Anversos”, “Quando eu era pequenino” e “Espelhos de São Luís”. Wilson Ferro era colaborador de jornais e periódicos de São Luís, onde, há muitos anos, publicava artigos.
WILSON PIRES FERRO
Coroatá 30 de julho de 1936 – São Luís 20 de janeiro de 2014
Nasceu em Coroatá, cidade maranhense. Tinha formação em Contabilidade, Bacharelado e Licenciatura em Geografia e História e pós-graduação em Segurança e Desenvolvimento. Exerceu o magistério nos níveis médio e superior. É professor aposentado da Universidade Federal do Maranhão, onde desempenhou os cargos de Coordenador de Curso, Chefe de Departamento, além de Diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. É também aposentado do Banco do Brasil.
 Escreveu São Luís e Alcântara, (Florianópolis-SC, 1977); A Educação e os Desportos como indicadores do desenvolvimento de uma nação, (Rio de Janeiro-RJ,1983); Versos & anversos (Belo Horizonte-MG, 2002); Espelhos de São Luís (2005), Depois que o Sol se põe (2007) e Quando eu era pequenino (2007).
 Foi agraciado com a medalha Comemorativa do Jubileu de Prata da UFMA em 1991. Ocupou a Cadeira 4 do IHGM, patroneada por Simão Estácio da Silveira.

Um comentário:

  1. A morte é uma passagem para a vida eterna!
    Lamentamos muito a passagem do Prof. Wilson Ferro, da Universidade Federal do Maranhão, que muito contribuiu com a história, literatura, poesia e com a memória de São Luís - Patrimônio Cultural da Humanidade. Ele foi um dos idealizadores e membro fundador da Academia Ludovicense - ALL, era Sócio Efetivo do "Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão" e de outras organizações brasileiras. Sabe-se que ele se dedicava à literatura, e deixou importante legado para sua filha, a Profa. Dra. Ana Luisa Ferro - uma profissional respeitada da área jurídica. Ela é, também, membro fundador da Academia Ludovicense de Letras, pesquisadora, escritora e poeta. Possui destaque na área do Direito Penal, bem como tem se dedicado à produção histórica e científica sobre a fundação de São Luís.

    Brasil, 12 de março de 2014
    Ana Maria Costa Félix Garjan
    Grupo ARTFORUM Brasil XXI
    Projeto Universidade "Telhados do Mundo" - São Luís 400
    (Ex funcionária da Universidade Federal do Maranhão)

    ResponderExcluir