quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

IHGM lançou a revista de n. 45


São Luís – No último dia sete, às 19 horas, o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão, realizou em sua sede, à Rua de Santa Rita, 230, Centro, o lançamento da sua Revista de n.º 45. Essa publicação é talvez a mais antiga do gênero em circulação no Estado, foi fundada em 1926, tendo como seu primeiro editor, Antônio Lopes. O número 1, hoje é uma raridade e traz textos de vários historiadores, geógrafos e intelectuais renomados da época, todos membros do IHGM, como Ribeiro do Amaral, Antonio Lopes, Benedito Barros e Vasconcellos, Wilson Soares, entre outros e vários mapas de São Luís, do Maranhão e do Delta do Parnaíba. O n. 1 se encontra no acervo da Biblioteca do IHGM.
O início da solenidade foi com a composição da mesa, integrada  pelo presidente, professor Euges Lima, a vice presidente, professora Telma Bonifácio, o ex-reitor da UEMA José Augusto Oliveira, o Capitão dos Portos do Maranhão, Marcos Tadashi e a professora Eneida Vieira da Silva Ostria de Canedo, primeira mulher a dirigir a instituição e decana.

Em sua fala de abertura, o presidente Euges Lima, destacou um pouco do histórico da revista e suas várias fases, desde sua fundação, disse que a publicação da revista era produto de um esforço coletivo, que teve início na gestão passada e que foi finalizado na gestão atual,  destacou o papel importante dos membros do Conselho Editorial e agradeceu o patrocínio e o apoio da Universidade Estadual do Maranhão pela sensibilidade diante dos projetos culturais do IHGM, destacando especialmente o papel do então reitor, José Augusto Oliveira pela realização desse projeto. O Capitão dos Portos, Marcos Tadashi, parabenizou a iniciativa do IHGM e ressaltou a relevância dos artigos e a importâncias de seus autores.
A solenidade contou com a participação de vários sócios, convidados e universitários dos Cursos de História da UFMA e UEMA. A nova Revista conta com 17 contribuições e textos de 13 autores, entre artigos, ensaios e discursos. A publicação contou com o patrocínio da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e leva o selo da Eduema, editora da Universidade. Está sendo vendida pelo valor de R$ 20,00 e está sendo disponibilizada na sede da instituição.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário