quinta-feira, 26 de novembro de 2015

1615

 
 
Por Euges Lima
Presidente do IHGM
 

Este livro, “Crônicas de São Luís 1615: a expulsão francesa do Maranhão sob o olhar indígena”, do professor, pesquisador e membro efetivo do IHGM, Joseh Carlos Araujo, aparece no momento oportuno, pois, este ano de 2015, completa-se os 400 anos desse episódio e início da colonização portuguesa, tema importante no contexto histórico dos nossos primórdios coloniais.
O autor vem se dedicando nos últimos anos a pesquisar a ocupação francesa no Maranhão no início do século XVII, a França Equinocial. Em 2012 por ocasião do quarto centenário oficial da fundação de São Luís, publicou “Crônicas de São Luís 1612: a fundação da cidade sob o olhar tupinambá”, onde, tratou dessa primeira fase da ocupação francesa e suas relações com os indígenas. Agora, neste segundo livro que representa uma continuidade do primeiro, buscou versar sobre a chegada dos portugueses, o conflito com os franceses ocupantes e de como e por que ocorreu a expulsão dos gauleses e o fim do projeto de colonização francesa no Maranhão.
Além de oportuno, é muito interessante este livro, pois narra os últimos acontecimentos entre franceses, portugueses e tupinambás no Maranhão seiscentista, mas o faz de uma maneira que procura dar voz aos indígenas, destacando o seu protagonismo, seus usos e costumes, rompendo de certa forma com a tradicional visão eurocêntrica e buscando um olhar de alteridade.
 Um dos pontos centrais do livro é exatamente quando ocorre o maior enfretamento bélico entre essas duas nações europeias, a famosa Batalha de Guaxenduba e seus desdobramentos, que o autor descreve e analisa detalhadamente, classificando-a como uma guerra brasílica, isto é, não aos moldes europeus somente, mas misturando e acrescentando táticas, estratégias e elementos indígenas, próprios do Brasil colonial, principalmente no que concerne as tropas portuguesas.
 Joseh Carlos com este trabalho, dá uma grande contribuição, revisitando esses primeiros capítulos da nossa história colonial e com sua maneira de narrar os acontecimentos, certamente irá conduzir o leitor a uma verdadeira viagem ao tempo dessas tentativas de colonizações europeias na chamada Costa Leste-Oeste, ressaltando as disputas franco-lusitanas pela colonização do Maranhão.

Um comentário:

  1. Todos sabemos que a Batalha de Guaxenduba foi um passo decisivo para a expulsão dos franceses, mas a versão sempre foi dada pelos portugueses. Foi bom se ouvir alguém da terra contar a história. Parabéns ao autor!!!
    Parabéns, também, pela bela homenagem aos 90 anos do IHGM.
    Aldy Mello

    ResponderExcluir