terça-feira, 31 de maio de 2016

Secti e o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão realizam convênio




São Luís - A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) firmou uma parceria com o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) de cooperação técnica, científica e cultural no sentido de contribuir para a publicação da revista idealizada pelo IHGM. O convênio foi firmado por meio do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, e o presidente do IHGM, Euges Lima, na sede da Secti, na última segunda-feira (30).

De acordo com o secretário, será realizada uma conversa com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) para que instituições históricas e culturais participem do edital de Apoio à Publicação de Livros, Coletâneas e Catálogos (APUB Livros) para a publicação de livros. O objetivo da conversa é possibilitar que instituições acadêmicas possam se inscrever nos editais, no caso do Apub, que é um edital específico, mas que agora quer contemplar instituições culturais.

Em contrapartida, segundo Jhonatan Almada, o IHGM indicará livros clássicos para o edital da Biblioteca Básica Maranhense, que está aberto para seleção de livros para publicação. Os livros selecionados serão relativos ao debate e à reflexão sobre o Maranhão e devem ser considerados clássicos na sua área de conhecimento, bem como relevantes para a interpretação da realidade maranhense.

O presidente do IHGM, Euges Lima, destacou que um livro clássico que pode ser indicado é a obra “O Torrão Maranhense”, de autoria de Raimundo Lopes. “Raimundo Lopes é considerado um clássico da geografia maranhense, justamente este livro está completando 100 anos em 2016. O escritor é um grande cientista maranhense, geógrafo, arqueólogo e pesquisador do Museu Nacional”, concluiu Euges Lima.

Fonte: site da Secti/MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário