sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

A RESTAURAÇÃO DOS CÓDICES DE ALCÂNTARA: provamos que o IHGM poderia fazer e está fazendo, a história do Maranhão agradece



Por Euges Lima*





Estivemos ontem à tarde (02/02/17), no Arquivo Público do Estado do Maranhão (APEM), verificando os trabalhos de restauração dos “Códices de Alcântara” - Três livros da Antiga Câmara dos séculos XVIII e XIX - Que estão sob a guarda do IHGM desde 1930, quando foram doados pelo historiador Antônio Lopes, então secretário Geral do Instituto.

Esses livros estavam bastante danificados e precisavam de restauração. Desde 2014, quando assumimos a presidência do IHGM, conseguimos restabelecer a guarda de tais documentos, que já havíamos perdido (2012), desfalcando assim severamente o nosso acervo de fontes primárias, já deficitário.

Foi proposta da nossa gestão César Marques, a restauração desses documentos (2014). Há dois anos, estávamos lutando para atingir esse objetivo, mas esbarrávamos nos custos financeiros para tal. Finalmente, ano passado, através de um Convênio Técnico-Científico com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e graças a sensibilidade e compromisso com a preservação da história do Maranhão do seu titular, o historiador Jhonatan Almada, isso está sendo possível.

A restauração está em estágio avançado de conclusão, sob a coordenação geral da Diretora do Arquivo, a historiadora Maria Helena Espínola, que tem dado total apoio e colaboração.






* Professor de história, historiador e Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão   (IHGM).




OS VÁRIOS PASSOS...

 


    




Nenhum comentário:

Postar um comentário