sexta-feira, 3 de março de 2017

Morre em Imperatriz o jornalista e pesquisador Adalberto Franklin

Texto de EDMILSON  SANCHES


Adalberto Franklin faleceu às 22h40 de quinta-feira, 02/03/2017, na UTI do Hospital da Unimed, em Imperatriz (MA). Ele lutou durante três semanas contra um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico, sofreu pneumonia e tinha diabetes, além de ter resistido a delicada cirurgia cardíaca em São Luís (MA). Até quarta-feira notícias davam conta de que Adalberto estava se recuperando. Lamentavelmente, as horas posteriores não confirmaram o quadro positivo, assim falecendo o grande jornalista, editor e escritor imperatrizense.

Adalberto Franklin nasceu em 28 de abril de 1962, em Uruçuí (PI). Daqui a 57 dias, portanto, completaria 55 anos de idade, 45 deles vividos em e por Imperatriz. Destaca-se como o mais competente e consistente pesquisador da história imperatrizense e regional, para qual dedicava grande parte de seu tempo, talento, esforço, saúde e outros recursos. Publicou diversos livros, nas áreas de História, Economia, Religião, Metodologia. Editou mais de 1.000 livros de autores imperatrizenses, regionais, estaduais e nacionais. Deixa vários livros em fase de conclusão, pesquisa, projeto e reedições.

No serviço público, foi presidente da Fundação Cultural de Imperatriz, secretário municipal (Desenvolvimento Econômico e Gestão Pública) de Imperatriz e secretário de Comunicação Social da Prefeitura de Açailândia (MA). Desempenhou intensa e reconhecida atividade em movimentos da Igreja Católica de Imperatriz. Candidatou-se a prefeito em 2012.

O corpo do jornalista Adalberto Franklin chegou ao endereço da família às 3 horas da madrugada desta sexta-feira, 03/03/2017. Estive presente das 2h às 4h. Familiares confirmam que o velório continuará no endereço da Família Pereira de Castro, na Rua João Pessoa, nº 1000, bairro Bacuri. Trata-se de área de um quarteirão, onde diversos membros da Família têm residências, com ampla área livre, bem arborizada, altas mangueiras e outras plantas.

Durante toda esta sexta-feira a Família Pereira de Castro receberá as condolências dos amigos, conhecidos, colegas, autores publicados por Adalberto Franklin... Familiares estão sendo esperados de diversos pontos do país, inclusive São Paulo.

Às 9h da manhã de sábado, dia 04, o féretro sairá para o Cemitério Campo da Saudade, na Avenida Newton Bello, bairro Santa Inês, onde Adalberto será enterrado próximo do pai, Sr. Martinho Castro. O Sr. Martinho e Dª Iracema, pais de Adalberto, tiveram outros treze filhos.

“Uma grande perda para cultura, história e pesquisa maranhense, em particular de Imperatriz e região, porém Adalberto Franklin, deixa um legado importante no que tange a (re)construção da história imperatrizense, além de outras áreas em que atuou. Nossas condolências a família e amigos, destacou o professor Euges Lima, presidente do IHGM.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário