quarta-feira, 5 de julho de 2017

Secti lança primeira etapa da BBM



O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), lançou no último dia 3, às 18 horas e 30 minutos em evento realizado na Livraria e Espaço Cultural Amei no São Luís Shopping, a coleção composta por quatro livros da Biblioteca Básica Maranhense (BBM). O evento teve uma grande participação de autoridades, professores, pesquisadores, estudantes e o público interessado.

Uma iniciativa da Secti, a Biblioteca Básica Maranhense foi criada com o objetivo de organizar e publicar livros-chave para a interpretação da realidade maranhense, abrindo novas leituras e reinventando a forma de compreender o estado para além das coleções oficiais que divulgam somente os autores ditos consagrados ou imortalizados. “A Biblioteca será distribuída prioritariamente na rede do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Iema, para ampliar os horizontes culturais de nossos estudantes”, contou Jhonatan Almada.

A coleção da BBM tem por ambição primeira a reunião de 100 títulos essenciais para o conhecimento da realidade estadual, de maneira a constituir uma autêntica enciclopédia timbira. Os volumes iniciais estão disponíveis para download gratuito no site da secretaria no endereço www.secti.ma.gov.br. “Lançamos nesse projeto uma coletânea de autores que pensam o Maranhão, os problemas e os desafios e apontam caminhos para enfrentar os desafios. São trabalhos importantíssimos para que possamos conhecer e compreender o nosso Estado”, disse o secretário.

Prof. Dr. Rossini Correa e o prof. Euges Lima
Inicialmente, a BBM começa com os quatro títulos que forão lançados na segunda-feira: “A Produção da Coisa Pública”, de autoria do professor Raimundo Palhano, “A Empresa de Economia Mista e Desenvolvimento do Maranhão”, do professor João Batista Ericeira, “Planejamento e Desenvolvimento do Maranhão”, de autoria do secretário Jhonatan Almada (apresenta os obstáculos, mas também os planos para o desenvolvimento) e a obra “Formação Social do Maranhão”, do advogado Rossini Corrêa.

O livro “A Empresa de Economia Mista e Desenvolvimento do Maranhão”, segundo explicou o autor, é resultado de uma pesquisa feita como professor universitário na dissertação de mestrado que teve como inspiração pensar o Maranhão na época, 40 anos atrás. “Agora esse pensamento se encontra com o Estado passando por uma nova fase pensando no desenvolvimento do seu povo, sobretudo dos mais pobres. Uma ação decisiva da Secti sob a coordenação do secretário Jhonatan Almada em um protagonismo importante para a vida política do povo do Maranhão, explicou João Batista Ericeira.

Para o professor Raimundo Palhano, relançar seu livro em um projeto como a Biblioteca Básica Maranhense tem sabor de concretização. “É uma realização muito grande lançar esse projeto – o objetivo pensar o Maranhão – apresentando outra maneira de gerir as políticas públicas. Isso tem um simbolismo especial, pois demonstra que o Maranhão está em um período de renovação de ideias e desejos de prosperidade e desenvolvimento”, relatou.

Membros do IHGM prestigiam o evento.
Os autores interessados em contribuir com o projeto devem ficar atentos ao edital regular de chamada para análise de novas obras que fica disponível no site da Secti (www.secti.ma.gov.br), tendo em vista mais uma edição da BBM que visa contabilizar mais quatro volumes com lançamento para 2018.



Adaptado do Site da Secti.


Nenhum comentário:

Postar um comentário