segunda-feira, 20 de novembro de 2017

IHGM celebra 92 anos de fundação



Sócios reunidos em Assembleia  / acervo IHGM / s/d
São Luís – Hoje (20) à tarde, às 16 horas, o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) está comemorando 92 anos de fundação. Para celebrar a efeméride a direção do instituto estará realizando em sua sede uma Sessão Magna comemorativa.

O IHGM é uma das mais importantes e longevas instituições culturais do estado. Ao longo dessas mais de nove décadas, sempre assumiu um papel de destaque na sociedade maranhense, foi um precursor na defesa da preservação do patrimônio histórico da cidade e do estado, um verdadeiro guardião da história e geografia do Maranhão. Pelos seus quadros passaram os grandes nomes da pesquisa, do magistério e da intelectualidade maranhense.

 É considerado a primeira instituição de pesquisa do Maranhão e foi fundado no dia 20 de novembro de 1925 por iniciativa de Antônio Lopes, primeiro com a denominação Instituto de História e Geografia do Maranhão, que depois passou a chamar-se Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), cujo primeiro presidente foi o Dr. Justo Jansen Ferreira. O objetivo era criar uma sociedade científica que coordenasse os estudos e pesquisas nas áreas de história, geografia, etnografia, etnologia e arqueologia do Maranhão.


A inauguração ocorreu em 2 de dezembro, em Sessão Magna, no salão da Câmara Municipal de São Luís, realizada em homenagem ao Centenário de nascimento de Dom Pedro II. Os fundadores eram um grupo de 11 intelectuais, dos mais renomados, estudiosos da história e geografia do Maranhão. Entre eles estavam: Antônio Lopes da Cunha, Justo Jansen Ferreira, José Ribeiro do Amaral, Domingos de Castro Perdigão, Wilson da Silva Soares, Benedito de Barros e Vasconcellos, Pe. Arias Cruz, Pe. José Ferreira Gomes, José Pedro Ribeiro e José Eduardo de Abranches Moura.





Um comentário:

  1. PARABÉNS ao nosso Instituto Histórico do Maranhão!!! que continue prestando relevantes serviços à Historia, à Geografia e à cultura do Maranhão.

    ResponderExcluir