domingo, 18 de fevereiro de 2018

Professora Ana Lívia Bomfim toma posse no IHGM




São Luís – No último dia 16(sexta), às 19h, no auditório Ribamar Seguins, na sede do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), tomou posse como sócia efetiva, na Cadeira de n.º 04, patrocinada pelo colonizador português de São Luís do século XVII, Simão Estácio da Silveira, a professora Dra. de história da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Ana Lívia Bomfim Vieira.


A solenidade de posse começou com a declaração de abertura da Assembleia pelo presidente da entidade, professor Euges Lima. A apresentação e recepção da empossanda foi feita pelo sócio, diretor, historiador e escritor Antônio Guimarães de Oliveira, que fez a indicação do nome da professora.


A nova sócia, depois de ter cumprido todos os ritos de posse, como leitura do compromisso da instituição, recebimento do Diploma e do colar com as insígnias da sociedade, quando finalmente, já na condição de sócia efetiva, proferiu o seu discurso de posse sobre a biografia e importância da obra e trajetória do seu patrono para história do Maranhão, assim como destacou os seus antecessores na cadeira. Ressaltou ainda, a honra e a felicidade em estar ocupando naquela noite uma cadeira em tão tradicional e prestigiosa instituição, tão cara para história e cultura maranhense.

A solenidade contou com muitos convidados, familiares, sócios, professores da UEMA, além de representantes e Grão-mestres de várias Lojas Maçônicas do Maranhão, que foram prestigiar o evento.

Perfil da nova sócia

Profa. Ana Lívia recebe o Diploma das mãos do Presidente

Ana Lívia Bomfim é natural do Rio de Janeiro, mas reside há onze anos em São Luís, possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), tendo realizado doutorado Sanduíche pela Université de Liège - Bélgica e duas estadias como pesquisadora na École Française d'Athènes - Grécia.

Realizou também uma estadia como pesquisadora no Musèe D'Archéologie de Bruxelas. É professora de História Antiga na Universidade Estadual do Maranhão - UEMA e coordena o grupo de pesquisa em História Antiga e Medieval "Mnemosine - Laboratório de História Antiga e Medieval" da UEMA.


Organiza bianualmente o Encontro Internacional de História Antiga e Medieval do Maranhão. Participa como pesquisadora do grupo de pesquisa "Imagens, representações e cerâmica antiga" da UFF. Tem experiência na área de História, Arqueologia Clássica e Antropologia com ênfase em Historia Antiga Grega.

Patrono


Simão Estácio da Silveira foi um dos pioneiros da colonização portuguesa no Maranhão, comandou a chegada, em 1619, de duzentos casais de açorianos. Era de origem açoriana. Foi o fundador e primeiro presidente da Câmara de São Luís.

Escreveu a obra "Relação Sumária das Cousas do Maranhão", publicada em 1624 em Lisboa, com o propósito de atrair colonos portugueses para a região. Simão Estácio da Silveira é o patrono da Câmara Municipal de São Luís, havendo em sua homenagem medalha de mérito municipal do mesmo nome.











Nenhum comentário:

Postar um comentário