terça-feira, 10 de julho de 2018

IHGM aprova prestações de contas, faz balanço positivo, aprova novo membro e apresenta chapa




São Luís - No último dia 28 de junho, às 18 horas e 30 minutos, na sede do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), ocorreu a última Assembleia Geral Ordinária administrativa do semestre e da Gestão César Marques (2016/2018), que está findando dia 28 de julho.

Vários itens foram debatidos e aprovados, como as prestações de contas, aprovadas por unanimidade; aprovação do nome do professor e geógrafo, Dr. Francisco Roberto Brandão Ferreira, reitor do IFMA como membro efetivo para ocupar a cadeira de n.º 38, patroneada por Antônio Batista Barbosa de Godóis. A proposição foi feita pela sócia efetiva, professora Dra. do IFMA, Madalena Neves que ressaltou as qualidades acadêmicas do novo membro eleito que terá até seis meses para tomar posse solene, conforme as regras estatutárias.

O presidente Euges Lima, fez um breve balanço sobre seus quatro anos de gestão e destacou as principais conquistas, realizações e avanços do IHGM, durante sua gestão. “Das 23 propostas de ações da última gestão “César Marques” (2016/2018), 19 foram realizadas, sendo 17 integralmente e 2 parcialmente, além de outros que originalmente não estavam assinaladas e previstas, como a Sala Museológica "Profa. Eneida Canedo" que será inaugurada no póximo dia 12, às 16h e o "Acervo Prof. José Caldeira", formado pela Biblioteca particular(mais de 2 mil livros e várias obras de arte) que pertenceu ao sociólogo maranhense, professor da UFMA, Ribamar Caldeira, doado em 2016 ao IHGM pela familia e viúva do intelectual, D. Marlene Caldeira, portanto, acreditamos que cumprimos a contento o que foi proposto e em que pese as dificuldades de ordem financeiras, conseguimos realizar mais de 80% das proposições, o que é um percentual realmente acima da média,” ressaltou o presidente. O sócio efetivo e membro do Conselho Fiscal, Célio Vaz Sardinha, pediu a palavra e destacou a assiduidade, seriedade e eficácia do presidente Euges, que segundo ele, fez uma importante e proveitosa gestão durante esses quatro anos à frente do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão.

Foi ainda proposto e aprovado pelo sócio, Diogo Guagliardo Neves, uma comissão para
levantar a história e acompanhar a revitalização da Av. Pedro II. Foi aprovado também a proposição do professor e sócio efetivo, Iran Passos, de moção de apoio ao movimento pela preservação dos ecossistemas lacustres de Santa Rita e da Baixada Maranhense.

Na ocasião a chapa "Profa. Eneida de Canedo" foi apresentada aos sócios, que têm como candidato a presidente para o próximo biênio o professor José Augusto Silva Oliveira, atual Vice-presidente do IHGM e ex-reitor da UEMA. O professor José Augusto se pronunciou e falou sobre a elaboração do Plano de Gestão para o próximo biênio (2018/2020) que está sendo pensado e elaborado juntamente com os demais membros da chapa e destacou a honra , importância e desafio em comandar os destinos do Instituto no próximo biênio.

A composição da chapa ficou assim: Presidente: José Augusto Silva Oliveira; Vice-Presidente: Euges Silva de Lima; 1º.  Secretário: Maria Goretti Cavalcante de Carvalho; 2º.  Secretário: Antônio Guimarães de Oliveira; 1º. Tesoureiro: José Bello Salgado Neto; 2º. Tesoureiro: Josiel Ribeiro Ferreira; Diretor de Patrimônio: Francarlos Diniz Ribeiro; Diretor de Serviços de Divulgação: Iran de Jesus Rodrigues dos Passos; Conselho Fiscal – Titulares: Célio Githay Vaz Sardinha; Arthur Almada Lima Filho; Josefa Ribeiro da Costa; Conselho Fiscal; Suplentes: Ronald Pereira dos Santos; José Ribamar de Sousa Almeida e Raul Eduardo de Canedo Vieira da Silva. As eleições ocorrerão no próximo dia 12, quinta-feira, na sede do IHGM, das 14h às 18h, conforme Edital de Convocação publicado dia primeiro de junho no Jornal Pequeno e Extra.

A posse está marcada para o dia 28 de julho, conforme reza o estatuto da entidade, data festiva do Instituto e data magna do Maranhão, que marca a adesão do Maranhão à Independência do Brasil. Ao final da Sessão, o presidente Euges Lima, fez a doação de um clássico e raridade ao acervo do IHGM, o livro “História do Maranhão” de Mário Meireles, primeira edição, 1960, DASP, Rio de Janeiro.


 



2 comentários:

  1. Parabéns para a Atual Diretoria do IHGM, que me acolheu como Associado Correspondente, residindo na Cidade Santos, Estado de São Paulo. Desejo muito sucesso para a Nova Diretoria a ser eleita no próximo dia 12/7/18.

    ResponderExcluir