sexta-feira, 13 de julho de 2018

IHGM inaugura Sala Museológica Professora Eneida Canedo


 O espaço abriga peças que resgatam a história de São Luís, como uma placa de reinauguração de escola em 1911, pelo então prefeito [governador] Luiz Domingues



Por Daniel Júnior/ O ESTADO13/07/2018

SÃO LUÍS - Um espaço reservado para expor documentos e peças que retratam a história de São Luís, como a Carta de São Luís e a planta da capital maranhense de Justo Jansen de 1912. A Sala Museológica Professora Eneida Canedo, do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), foi inaugurada ontem (12), na sede da entidade, na Rua de Santa Rita, no centro da capital.

“É uma sensação de dever cumprido e satisfação para a nos­sa gestão. Este espaço representa o resgate do nosso material. Galeria que representa os 93 anos do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão. Quem ganha com isso é a população, que vai poder usufruir de conhecimentos palpáveis”, explicou, entusiasmado, Euges Lima, atual presidente do IHGM.

No local, também há fotos dos presidentes do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), como Justo Jansen (1925-1930), José Domingues (1930-1933), Rubem Almeida (1961-1972) e outros que geriram o instituto em anos anteriores; fotografia do brasão antigo da Prefeitura de São Luís; obras do artista Newton Sá (autor da famosa Mãe d’Água, da Praça Dom Pedro II).

Entre as peças, há um busto de Eça de Queiroz e uma placa de reinauguração de uma escola no ano de 1911, pelo então prefeito da época Luiz Domingues da Silva.

“Aqui está a nossa história. A história que construímos ao longo desses 93 anos. É muito gratificante a realização desse projeto”, finalizou Euges Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário