terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Carnaval 2012 e o IHGM

Func convoca instituições para sugerir temas de samba-enredo para o Carnaval 2012

A Fundação Municipal de Cultura (Func) já iniciou os preparativos dos projetos previstos no calendário cultural da cidade para o próximo ano. A intenção é direcionar todas as atividades realizadas pelo órgão para as comemorações em homenagem aos 400 anos de São Luís.

Para isso, o presidente da Func, Euclides Moreira Neto, solicitou a colaboração de instituições representativas para sugerir temas relevantes sobre a história de São Luís aos sambas-enredos do Carnaval 2012.

“A iniciativa é uma forma de engajar estas instituições, para que possam ajudar na contextualização de assuntos relevantes para as comemorações do aniversário da cidade. É de suma importância estar em constante sintonia com as instituições detentoras de múltiplos conhecimentos sobre São Luís”, afirmou Euclides.

O Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), um dos órgãos interpelados, atendeu prontamente ao chamado e sugeriu os seguintes temas: “Fundação de São Luís: portugueses e/ou franceses”, que trata sobre a definição dos reais fundadores da cidade, “O Folclore como fruto da cultura do branco, do negro e do índio”, que falaria sobre as influências étnicas dos povos que colonizaram a capital maranhense, além de ícones da literatura e história maranhenses como “Gonçalves Dias”, “Pe. Antônio Vieira”, “João Lisboa” e “Manuel Beckman”.

“São muitos os nomes, eventos, confrontos, heranças e saberes que temos no nosso Estado, assim, disponibilizamos o nosso acervo para pesquisarem e discutirem conosco os melhores enredos para o nosso carnaval”, enfatizou a presidente do IHGM, Telma dos Santos Reinaldo.

Além do IHGM, também foram convidados a participar com sugestões a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), a Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e a Academia Maranhense de Letras (AML).

           
Fonte: http://www.saoluis.ma.gov.br/frmNoticiaDetalhe.aspx?id_noticia=3342

Nenhum comentário:

Postar um comentário