sábado, 21 de janeiro de 2012

Eden Soares toma posse no IHGM

O pesquisador e cirurgião-dentista, tomou posse ontem (20), às 18h30, no Palácio Cristo Rei da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), como sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM). Ele ocupará a cadeira n° 9, que tem como patrono Bernardo Pereira de Berredo e Castro.
Eden do Carmo Soares é cirurgião-dentista e oficial de reserva do quadro de saúde do Exército Brasileiro. Ele foi diretor do Centro de Saúde Odontológico da Alemanha, em São Luís, e exerceu magistério por 10 anos. O estudioso é sócio–fundador da Academia Arariense/Vitoriense de Letras, ocupando a cadeira nº 16, que tem como patrono seu pai, José Raimundo Soares, alfaiate, músico, bacharel em Geografia e escritor.

Uma de suas mais importantes obras, Peixes do Mearim, 2005,  fruto de mais de 10 anos de pesquisa. O estudo trata da fauna e da flora do Rio Mearim, um dos mais formidáveis do território maranhense. A publicação traz o registro fotográfico de cada espécie encontrada no ambiente, a identificação da classe e da família, os nomes científico e popular dos animais e plantas, além das características e da descrição de 60 tipos de peixes inventariados.


No seu discurso de posse, Eden Soares, ressaltou a iniciativa dos fundadores do IHGM e a biografia de seus antecessores na cadeira de n. 9. O Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão foi fundado em 1925, por um grupo de 11 estudiosos da cultura maranhense. Um dos mais representantes fundadores foi o polígrafo vianense Antônio Lopes da Cunha, sobrinho do literato, jurista e folclorista Celso Magalhães, irmão do geógrafo Raimundo Lopes.  patronos.
O primeiro ocupante da cadeira patroneada por Bernardo Pereira de Berredo e Castro foi Ruben Ribeiro de Almeida, eleito em 8 de maio de 1943. Escritor, jornalista, historiador, poeta e professor de Língua Portuguesa e Direito Civil, foi membro da Academia Maranhense de Letras, diretor do Liceu Maranhense, da Biblioteca Pública Benedito Leite e Presidente do IHGM.



Nenhum comentário:

Postar um comentário