segunda-feira, 6 de maio de 2013

Aymoré Alvim fará palestra no IHGM



Na próxima quarta-feira, 8, às 17h, na sede do Instituto Histórico, à Rua de Santa Rita, 230, Centro, ao lado das Lojas Americanas, será ministrada mais uma palestra, do Ciclo de Palestras do IHGM 2013. O palestrante será o professor Aymoré Alvim, professor aposentado do Curso de Medicina da UFMA, diretor do IHGM, membro da APLAC e da Academia Maranhense de Medicina.

O tema abordado por Alvim será “A MEDICINA NO MARANHÃO DO SÉCULO XIX”. O Instituto Histórico realiza todos os meses uma palestra, geralmente ministrada por um sócio na sua área de especialização. Esta será a quinta deste ano, a palestra será aberta ao público em geral.


A MEDICINA NO MARANHÃO DO SÉCULO XIX


                                                         Por Aymoré Alvim 
Cadeira N.° 25, diretor do IHGM



             O século XIX se destaca como um período de grandes avanços para a Medicina devido às descobertas ocorridas que alteraram bastante o curso da sua história.

            Embora o Maranhão não estivesse preparado para absorver todas essas novidades, constata-se, no entanto, a ocorrência de um novo discurso, principalmente, de cunho sanitarista, focando de preferência o espaço urbano.

            A falta de saneamento básico, à época, em São Luís, passa a responder, na visão dos novos médicos recém-chegados de centros onde a ciência estava em efervescência, no continente europeu, pelos males que de há muito vinham assolando a população com destaque para as epidemias de sarampão, febre amarela e, principalmente, de varíola ou bexiga que ceifaram milhares de vidas.

            A emergência de um novo pensamento que suscitou grandes debates entre sanitaristas, governo e a própria população, se não resolveu os problemas de saúde do século pelo menos o tornou como importante fase de transição entre o período colonial e o republicano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário