quinta-feira, 13 de junho de 2013

Álvaro Melo faz palestra sobre as origens dos municípios maranhenses


Ontem (12), às 17 horas, na sede do Instituto Histórico, o pesquisador, diretor do IHGM e ex-presidente da Federação das Academias de Letras do Maranhão, Álvaro Melo, proferiu interessante palestra: “1833: emancipação dos municípios maranhenses”. Melo destacou como se deu a origem da municipalidade no Maranhão que embora não houvesse um padrão rígido no seu estabelecimento, geralmente ocorria a partir da seguinte evolução, povoado, freguesia, vila e finalmente cidade.

Foi ressaltado também por ele, que esse modelo foi importado de Portugal, e que muitos povoados se originaram a partir de missões religiosas, em torno de um santo padroeiro, que logo se transformavam em freguesia, termo inclusive, ligado a Igreja, como é o caso de São José dos Índios, Tutóia, entre outros.

Dentre os mais antigos municípios maranhenses, foram citados, São Luís, Alcântara, Icatu, São Bento, Guimarães, Brejo, etc. Segundo o palestrante, São Luís se constitui uma exceção, pois não passou por essa evolução típica, geralmente percebida nas suas pesquisas, ou seja, povoado, freguesia...Foi logo, desde a sua origem, considerada cidade, cujo o Senado da Câmara, foi estabelecido nos primeiros decênios do século XVII.

Estiveram presentes vários sócios do IHGM que prestigiaram a palestra e após a exposição, muitos participaram com perguntas e comentários sobre o tema. Essa foi a sexta palestra do Ciclo de Palestras 2013 promovido pelo IHGM, em sua sede, como forma de socializar o conhecimento e as pesquisas realizadas pelos sócios, principalmente na área de História do Maranhão. As palestras são abertas ao público.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário