sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Sócios do IHGM participam como delegados da 4.º CMC de São Luís

 


Euges Lima, vice-presidente do IHGM
Foi aberta na noite desta quarta-feira (07), no WH Rio Poty Hotel, a 4ª edição da Conferência Municipal de Cultura (CMC) de São Luís. O tema do evento é: “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Municipal de Cultura”. Na palestra de abertura, o coordenador-geral do Plano Nacional de Cultura, do Ministério da Cultura (MinC), Rafael Oliveira Pereira falou sobre a adesão de São Luís ao Plano Nacional de Cultura.
O IHGM está representado na 4.ª Conferência Municipal de Cultura, no segmento, pensamento e memória, por dois delegados, o vice-presidente, Euges Lima e a sócia Assir Araujo, integrante do Fórum Municipal de Elaboração do Plano Municipal de Cultura, representando o IHGM.
 
Participantes da 4ª CMC São Luís elegeram nesta sexta, 09, por meio de nove fóruns específicos, os conselheiros municipais de cultura. O processo de eleição para o Conselho Municipal de Cultura ocorreu das 8h30 às 13h, no WH Rio Poty Hotel.
 
Assir Araujo, sócia do IHGM
Os fóruns representam os nove segmentos artístico e culturais previstos na Lei n.º 5.724, de 08 de março de 2013, que regulamenta o Conselho Municipal de Cultura de São Luís. São eles: área musical; instituições artísticas, cientificas e de expressões lúdicas (teatro, dança, circo e outros similares); área do audiovisual e radiodifusão (audiovisual, cinema, rádio público-comunitária, TV público-comunitária); área artesanal; área de pensamento e memória (arquivo, museu, biblioteca, livros e leitura); área de artes visuais (fotografia e artes plásticas); segundo setor (sistema S, Associação Comercial do Maranhão, Clube dos Diretores Lojistas, Fecomércio); área do patrimônio imaterial (afrodescendentes, culturas populares, culturas indígenas, festas e ritos); área de culturas digitais.

O Conselho Municipal de Cultura é uma instância de representatividade da sociedade civil e do poder público de forma paritária, e tem ação propositiva, opinativa, fiscalizadora e consultiva das ações pertinentes à Política Municipal de Cultura. O professor Euges Lima foi eleito pelo seu segmento, 1.º Suplente do Conselho Municipal de Cultura.
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário