quinta-feira, 20 de março de 2014

Casarão de Aluísio Azevedo já foi quase todo demolido


Do site O  Imparcial


Foto: De Jesus/ O Estado
Casarão de Aluísio Azevedo, localizado na Rua do Sol, está completamente destruído. Não há teto e paredes podem desabar.
A mobilização da população de São Luís, que buscava impedir a destruição de uma parcela da história da cidade, não foi o suficiente para impedir que a casa histórica onde morou o escritor Aluísio Azevedo se acabasse. A casa, que fica localizada na Rua do Sol, já está completamente deteriorada, principalmente em sua parte interna.
A historiadora e presidente do IHGM, Telma Bonifácio, é taxativa ao afirmar que esse crime contra o patrimônio não pode continuar e cobra das autoridades medidas firmes para que o local não vire estacionamento.
A presidente do Instituto ainda deixa claro que o Ministério Público e a Delegacia do Meio Ambiente estão investigando o caso e que ainda não há um parecer final porque o Icrim (Instituto de Criminalística) não finalizou o laudo sobre a situação do imóvel.
“Enquanto isso, estamos arregaçando as mangas e tentando chamar a atenção de toda a sociedade. Ontem fizemos um abraço simbólico pelos arredores da casa de Aluísio, com o intuito de sensibilizar toda a população de um modo geral, para que, conosco, tome essa causa para si e juntos busquemos ações que possam ser desenvolvidas no local, no âmbito cultural, como acervos de visitação ou quem sabe um museu histórico”, desabafa a presidente.
Quem foi Aluísio Azevedo?
Natural de São Luís, o escritor e também jornalista, nasceu no dia 14 de Abril de 1857 e morreu no dia 21 de Janeiro de 1913, na cidade de Buenos Aires – Argentina. Autor de obras consagradas como O Mulato, Casa de Pensão, O Cortiço, entre outros. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.

Foto: De Jesus/O Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário