domingo, 10 de agosto de 2014

TV Assembleia/MA faz reportagem sobre os Códices de Alcântara


O livro mais antigo data de 1786, três anos antes do início da Revolução Francesa em 1789

São Luís – Na última sexta-feira pela manhã(8), a TV Assembleia/MA esteve na Biblioteca do IHGM, fazendo uma reportagem sobre os Códices do Senado da Câmara de  Alcântara e sua importância para a História do Maranhão.

O presidente do IHGM, professor Euges Lima, falou sobre a História dos Códices e da disposição do Instituto Histórico e Geográfcio do Maranhão em restaurá-los, digitalizá-los e posteriormente, publicá-los para que um número maior de interessados, pesquisadores, historiadores e estudantes possam ter acesso a esse conhecimento que traz muito da história e vida da cidade de Alcântara, entre os séculos XVIII E XIX. O programa será exibido segunda-feira próxima, às 8h, na TV Assembleia/MA, canal 51-2 (digital) e 27(TVN).

História dos Códices

Os três livros manuscritos, datados do século XVIII e XIX, foram encontrados pela primeira vez na cidade de Viana (MA) pelo historiador Antônio Lopes, na década de 1930, que após realizar pesquisa, que culminou na produção do livro Alcântara – Subsídios para História da Cidade, 1957, fez a doação dos manuscritos ao IHGM. No prefácio (p. 9-10) da obra é feita alusão aos Códices:

“[...] fontes manuscritas utilizadas, confirmando-se o pressentimento pessimista que consta que o velho Varnhagen manifestou numa nota de pé-de-página de sua História Geral, ao se reportar a ‘Livros antigos (dois) da Câmara de Alcântara, com documentos importantes, e que oxalá não se hajam perdido’. Nos arquivos da municipalidade alcantarense Antônio Lopes não encontrou mais nem esses livros mencionados pelo ilustre Visconde de Porto Seguro, nem quaisquer outros que lhe fossem de préstimo, ainda mesmo para elucidação da vida de cidade dutrante o período imperial […]”.

No entanto, por sorte ou ironia do destino, na Cidade de Viana, na casa paterna, Antônio Lopes, encontrou na biblioteca do seu pai, Manoel Lopes da Cunha, ex-governador do Estado do Maranhão, alguns códices do Senado da Câmara de Alcântara, que se supõe sejam esses três que estão sob a guarda do IHGM há mais de setenta anos e que após um período de dois anos no Museu Casa Histórica de Alcântara(2012-2014), retornaram recentemente em definitivo ao acervo do IHGM.
 

 
 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário