segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Presidente do IHGM é agraciado com o Colar Visconde de Porto Seguro




São Luís – Durante as comemorações do bicentenário de nascimento de Francisco Adolfo de Varnhagen (1816-1878), o Visconde de Porto Seguro, várias personalidades do País foram homenageadas com a entrega do Colar Visconde de Porto Seguro, oficializado pelo Governo do Estado de São Paulo.
As comemorações do bicentenário iniciaram-se com programação intensa em Sorocaba nos dias 17 e 18 de fevereiro. Na sexta-feira, o evento migrou para São Paulo.
O Presidente do IHGM, professor Euges Lima foi um dos agraciados, na última quinta-feira (18), com o Colar Visconde de Porto Seguro, outorgado em ação conjunta do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS), Academia Paulista de História, Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Colégio Visconde de Porto Seguro, e o Instituto Martius-Staden, durante as comemorações do bicentenário de nascimento de Francisco Adolfo de Varnhagen.

A honraria, concedida em cerimônia realizada na sede do IHGGS, foi oficializada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio de seu Conselho de Honrarias e Méritos, e outorgada a personalidades civis, eclesiásticas e militares, além de instituições públicas e privadas, nacionais e estrangeiras que contribuem para o engrandecimento destas Instituições, ou prestem relevantes serviços voltados à história e cultura do Brasil, sendo por isso merecedores de especial distinção.

Colar Visconde de Porto Seguro

A distinção foi instituída por ocasião do bicentenário de Varnhagen, conhecido como o Pai da História do Brasil em razão de sua valiosa produção historiográfica.
Filho de um engenheiro alemão e de uma portuguesa, o sorocabano Varnhagen foi historiador, diplomata, engenheiro, paleógrafo e economista político, além de autodidata.
Organizadores: Fundação Visconde de Porto Seguro, Instituto Martius-Staden, Fundação Ubaldino do Amaral, Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba e Academia Paulista de História.


Nenhum comentário:

Postar um comentário