quarta-feira, 16 de março de 2016

Presidente do IHGM visita o Memorial da Balaiada




São Luís – No último dia 9 o presidente do IHGM, professor Euges Lima e os professores da rede estadual, professor João Sá e professora Rita de Cássia Nunes, visitaram o Museu Memorial da Balaiada, localizado na Cidade de Caxias.

O acervo é formado por peças ligadas à escravidão, como grilhões, objetos domésticos do período, artefatos arqueológicos, frutos de escavações, obras de arte, mobiliário, maquete da Cidade de Caxias do período da ocupação da Cidade pelos balaios, armas do período, esculturas de personagens da Balaiada, como o Negro Cosme, Raimundo Gomes, a própria figura do Balaio, artesão de cestos, que deu origem ao nome do movimento, entre outros.

A diretora do Museu, professora Mercilene Torres, explicou que na década de 1990 foram feitas escavações em sítios arqueológicos. Os artefatos encontrados serviram para formar inicialmente o acervo do Memorial que cresceu ao longo do tempo com doações e achados.O Memorial também possui documentos e livros sobre o período da Balaiada que estão disponíveis aos pesquisadores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário