quinta-feira, 24 de maio de 2018

Novos membros são eleitos para o IHGM



São Luís – No último dia 21, às 18:30, em Assembleia Geral do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), foram admitidos três novos sócios na Casa de Antônio Lopes, um efetivo e dois correspondentes.

Como efetivo, foi aprovado o advogado, pesquisador, Auditor Fiscal do Estado, autor de várias publicações e político, Dr. Jadson Passinho Gonçalves. O novo membro é  um militante histórico da politica maranhense, natural da cidade de Guimarães, Maranhão, têm 73 anos. Atualmente é prefeito do munícipio de Cedral, Maranhão, onde já conquistou quatro mandatos e está no quinto, devido sua grande liderança e capacidade administrativa

Dr. Jadson Gonçalves
Jadson Gonçalves têm uma importante biografia e trajetória. Bacharelou-se em Direito na antiga Faculdade de Direito de São Luís, localizada à Rua do Sol que depois foi incorporada à UFMA e que em 28 de abril deste ano, completou 100 anos de sua fundação. Foi na Faculdade de Direito que Jadson deu início a sua trajetória politica e acadêmica, assim como outros de sua geração e sempre exercendo um papel de liderança, chegando a ser Secretário Geral do Diretório Acadêmico.

O novo membro efetivo foi eleito para ocupar a cadeira de 54, patrocinada por D. Felipe Condurú Pacheco e terá seis meses para tomar posse solene, onde fará o elogio ao seu patrono, prestará o compromisso e todos os requisitos necessários e receberá as insígnias, diploma e colar da instituição.

Membros Correspondentes

Dr. Eduardo Morais, presidente do IGHB
Como sócio correspondente um dos eleitos foi o Dr. Eduardo Morais de Castro, presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB); membro da Academia Portuguesa de História; 3.º Vice-presidente do Instituto Genealógico da Bahia; sócio do Gabinete Português de Leitura da Bahia; membro da Sociedade dos Amigos da Marinha; Cavaleiro da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém; Mordomo (Diretor) de captação da Santa Casa de Misericórdia da Bahia ; sócio agregado da Associação da Nobreza Histórica do Brasil, entre outras agremiações culturais e científicas.

Entre comendas, medalhas e títulos é possuidor entre outras da Medalha Thomé de Souza, outorgada pela Câmara Municipal da Cidade de Salvador; Medalha Exército Brasileiro; Medalha Soamar; Medalha Mérito Tamandaré, Ordem do Mérito Naval; Medalha Visconde de Caíru e Medalha do Mérito Professor João Fernandes da Cunha.

Eduardo de Morais têm 70 anos, é pesquisador, administrador de formação, com pós-graduação em Logísticas Integrada à Empresa. Foi professor da Escola de Administração de Empresas da UNIFICAS; presidente da Associação Comercial da Bahia (2007/2011); foi presidente do Instituto Miguel Calmon de Estudos Sociais e Econômicos (IMIC) e Conselheiro da UNIFACS e várias outras entidades profissionais, empresariais e educacionais.

Dr. Bruno Cerqueira
Também foi eleito como correspondente o historiador, consultor, cerimonialista, advogado e funcionário público federal (FUNAI), Dr. Bruno da Silva Antunes de Cerqueira. Têm 39 anos, natural de Niterói (RJ) e atualmente, residente em Brasília.

É sócio do Instituto Histórico e Geográfico de Niterói, foi um dos idealizadores do Instituto Cultural D. Isabel I a Redentora (IDII); é genealogista, foi diretor do Colégio Brasileiro de Genealogia, além de pertencer  à várias instituições culturais.

Em 2006 publicou “D. Isabel I a Redentora”, além de vários outros trabalhos, como ensaios, artigos e participou como coautor de várias coletâneas.


Um comentário:

  1. Parabéns aos novos Confrades do IHGM. Um abraço Forte.
    .
    Adm. Edson Santana do Carmo
    Associado Correspondente do IGHM
    Santos - São Paulo

    ResponderExcluir