quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Cais da Sagração, 68 anos para ser construído



Por Euges Lima (prof. de história e historiador)


Aproveitando o ensejo do Centenário de Josué Montello, autor do livro "Cais da Sagração" que era a obra mais importante do autor, antes de "Os Tambores de São Luís”, venho hoje, discorrer um pouco sobre a história desse Cais.

Tenho estudado nos últimos cinco anos sobre a história da "Pedra da Memória", mas também das comemorações que foram realizadas aqui no Maranhão e em especial em São Luís, para festejar a Coroação de D. Pedro II.

Como parte desses festejos, várias obras públicas, monumento e instituições foram lançadas nesse período pelo governo da província, dentre elas, estar evidentemente a Pedra da Memória, mas também o Cais da Sagração, daí a origem do nome, em homenagem a Sagração e Coroação do Imperador.

Pois bem, esse Cais foi iniciado em setembro de 1841 e sua construção durou cerca de 68 anos, talvez a obra pública mais longa da história do império brasileiro, passou por inúmeras interrupções e retomadas. Em 1858, tinha sido construindo quase um terço, até a Praia do Caju.

Iniciada em um regime, o Império e concluída apenas na República, em dezembro de 1909, onde não foi feita festa menor do que no seu lançamento, sendo providenciado até uma colher de pedreiro de "prata" para assentar a última argamassa e pedra de tão imponente obra pública que é um marco da história de São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário