quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Nova Diretoria do IHGM é empossada



São Luís – Na noite da última terça-feira, 31 de julho, no Espaço Cultural da Associação Maranhense dos Escritores Independentes (Amei), São Luís Shopping, tomou posse a nova diretoria do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) para o biênio 2018/2020.

A nova gestão denominada “Profa. Eneida de Canedo” têm como presidente o professor mestre e ex-reitor da Universidade Estadual do Maranhão, José Augusto Silva Oliveira; Vice-presidente, Euges Silva de Lima; 1º.  Secretário: Maria Goretti Cavalcante de Carvalho; 2º.  Secretário: Antônio Guimarães de Oliveira; 1º. Tesoureiro: José Bello Salgado Neto; 2º. Tesoureiro: Josiel Ribeiro Ferreira; Diretor de Patrimônio: Francarlos Diniz Ribeiro; Diretor de Serviços de Divulgação: Iran de Jesus Rodrigues dos Passos; Conselho Fiscal – Titulares: Célio Githay Vaz Sardinha; Arthur Almada Lima Filho; Josefa Ribeiro da Costa; Conselho Fiscal; Suplentes: Ronald Pereira dos Santos; José Ribamar de Sousa Almeida e Raul Eduardo de Canedo Vieira da Silva.

A solenidade de posse foi muito concorrida e contou com uma grande assistência, composta pelos mais diversos setores da sociedade maranhense. Foi registrada a presença de diversas autoridades e gestores públicos, entre eles, destacamos os Reitores da UEMA, professor Gustavo Pereira da Costa, do IFMA, Roberto Brandão, do IEMA, Jhonatan Almada, o Secretário Municipal de Abastecimento, Nonato Chocolate, o Presidente do Instituto da Cidade, Pesquisa e Planejamento Urbano e Rural, Marcelo do Espírito Santo, além dos presidentes das agremiações, ALL, Antônio Noberto; AML, Benedito Buzar; AMCLAM, Carlos Augusto Moreira e AMLJ, João Batista Ericeira.

Currículo do Novo Presidente

O novo presidente do IHGM é natural de São Luís, engenheiro agrônomo pela UEMA, Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Especialista em Planejamento e em Comercialização Agrícola, desenvolveu suas atividades profissionais junto à Comissão Estadual de Planejamento Agrícola, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, no período de 1975 a 1987, quando coordenou estudos sobre a conjuntura da produção e do abastecimento agrícola do Maranhão. Exerceu, ainda, no órgão, a função de Assessor-Chefe de 1987 a 1991.

Iniciou sua trajetória na Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, em 1977, como Auxiliar de Ensino da Escola de Agronomia do Maranhão, assumindo a responsabilidade sobre as disciplinas Economia Rural, Política Agrícola, Planejamento e Desenvolvimento Rural e Elaboração de Projetos Agrícolas.

Eleito Vice-Reitor da UEMA, iniciou suas funções em 1° de janeiro de 2003, exercendo o cargo até 31 de março de 2006, quando passou a responder pela Reitoria até dezembro de 2006.

Eleito, nomeado pelo Poder Executivo, foi empossado no cargo de Reitor para o mandato de 1° de janeiro de 2007 a 31 de dezembro de 2010. Reeleito, foi nomeado e empossado no cargo de Reitor da Universidade Estadual do Maranhão para o mandato de 1° de janeiro de 2011 a 31 de dezembro de 2014.

Atualmente, é Professor Adjunto da UEMA, com lotação no Departamento de Economia Rural. Nomeado, exercendo o Cargo em Comissão de Assessor Especial da Reitoria da Universidade Estadual do Maranhão.

É membro Fundador da Academia Maranhense de Ciências, ocupante da cadeira Monsenhor Clodomir Brandt e Silva, com posse em 17 de junho de 2008. 

Sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão – IHGM, com posse em 4 de maio de 2012, ocupa a cadeira n° 21, patroneada por Antônio Henriques Leal. Foi presidente do Conselho Fiscal do IHGM, durante a gestão 2014/2016 e foi Vice-presidente da “Gestão César Marques”, 2016/2018 que findou no último dia 31.

É ainda membro correspondente da Academia Arariense-Vitoriense de Letras – AVL, ocupante da cadeira 05 do Quadro de Correspondentes/Seção de Arari, patroneada por João da Silva Lima, com posse em 25 de novembro de 2017.

Exerce atividades de voluntariado como membro do Rotary International, integrante do quadro social do Rotary Club São Luís Praia Grande.

  
 
 
  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário